O quarto montessoriano ajuda no desenvolvimento da autoconfiança e criatividade dos pequenos. O método montessoriano é uma maneira inovadora e muito eficiente de conceber a infância e suas características, valorizando a individualidade, autonomia e responsabilidade da criança. Foi criado pela psiquiatra e pedagoga Maria Tecla Artemísia Montessori (1870-1952), que observou que o desenvolvimento se dá pela individualidade e que a educação tradicional ignora as características pessoais de cada criança, além de exigir que ela aprenda nas mesmas condições dos adultos. Essa metodologia aplicada na criação de espaços internos em casa, como um quarto montessoriano, estimula o senso de pertencimento, identificação e de integração com o espaço, com a criação de projetos únicos que levam em consideração as individualidades e necessidades de acordo com cada fase da vida.
Geralmente o projeto é aplicado no quarto, o local da casa onde passamos a maior parte do tempo e descansamos. Tudo deve ser pensado para garantir a interação da criança com ele, como os objetos (brinquedos, mobiliários, decoração, adornos), espaços de leituras, pinturas, brincadeiras e criação, que devem estar em harmonia. Os espaços e objetos / brinquedos devem ser organizados da forma mais favorável para o processo de uso e estimulação do aprendizado individual, sem a necessária intromissão do adulto. É preciso que se pense em variados aspectos técnicos, como acessibilidade, ergonomia, conforto ambiental e suas variáveis térmicas, lumínicas e acústicas. Mas sem esquecer das questões estéticas, como a escolha das cores, tapetes, espelhos e/ou elementos decorativos em geral.
Como esse projeto é utilizado como mais um estimulador do desenvolvimento infantil, ele deve ser levado para outros espaços da casa como salas, varandas e até mesmo cozinhas.
A metodologia pode ser aplicada desde os primeiros meses de vida, com algumas adaptações de segurança necessárias de acordo com a idade da criança. Mas eles são facilmente adaptáveis e podem ser aproveitados por todas as fases da infância. A mobília é construída de maneira a adequar-se ao tamanho da criança, possibilitando seu acesso a todos os elementos e funcionalidades do ambiente. Sozinha, ela pode subir e descer da cama, abrir portas, acessar e guardar objetos, entre outras ações.
O quarto montessoriano é famoso em inúmeros lugares. O principal objetivo desse quarto é estimular a auto aprendizagem e desenvolver a autonomia da criança. Mesmo tendo caído nas graças dos pais de forma mais popular recentemente, o método é uma criação antiga. É uma forma de fazer com que as crianças estejam inseridas em um ambiente acolhedor e livre para soltar a imaginação. O quarto montessoriano ajuda no desenvolvimento da autoconfiança e criatividade dos pequenos