BRONQUIOLITE: QUANDO PROCURAR ATENDIMENTO MÉDICO

bronquiolite

A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões. A bronquiolite é uma infecção causada por alguns vírus, sendo o mais comum deles o vírus sincicial respiratório (RSV), que é altamente contagioso e pode permanecer ativo em superfície por várias horas. A bronquiolite é uma inflamação aguda dos bronquíolos terminais, ou seja, das ramificações mais finas que conduzem o ar para dentro dos pulmões.

É uma doença mais comum em menores de 2 anos, e ocorre principalmente no período do outono e inverno. Os mesmos vírus também acometem crianças maiores mas nesses costuma causar apenas um quadro de resfriado.

É transmitido pelo ar ou por contato com uma pessoa infectada, através das mãos ou objetos contaminados por secreção que contenha o vírus, e pode se espalhar facilmente através das famílias, creches e hospitais.

CLÍNICA:

Clinicamente, a criança inicia o quadro com uma infecção das vias respiratória superiores – nariz escorrendo, tosse leve, febre. Depois de 2 a 4 dias, a tosse se torna mais pronunciada, e a criança começa a respirar com dificuldade (momento em que ocorre inflamação e inchaço dos bronquíolos, levando a obstrução do fluxo de ar para os pulmões pelo aumento de secreção local). Pode ocorrer chiado, como na asma (mas são doenças diferentes). As crianças podem ter dificuldade para se alimentar e tomar líquidos. Nos casos mais graves ficam gementes e sonolentas​.

DIAGNÓSTICO:

Em casos de infecção, o diagnóstico é clínico e pode ser feito o exame de painel viral que detecta a presença do VSR na orofaringe. RX de tórax e exame de sangue são indicados somente em caso de internação hospitalar, para diagnóstico diferencial, pois o resultado não altera o tratamento domiciliar.

TRATAMENTO:

Não existem medicamentos para curar a infecções pelos virus. A melhora depende da resposta imunológica da criança para eliminar o vírus. É orientado, às famílias, limpeza nasal frequente com soro fisiológico, aspiração nasal, fisioterapia respiratória (se necessário, como no caso de muita secreção em via aérea, atrapalhando a respiração e a alimentação). 

É comum acontecer baixa ingesta de alimentos, com grande risco de desidratação, principalmente nos menores de 6 meses. Ofereça líquidos com frequência – água, suco, leite, mas sem forçar pois quando estamos doentes, a tendência é reduzir a aceitação alimentar e preferir alimentos mais pastosos (mais fácil mastigação / deglutição).  Aumente a frequência da oferta de alimentos mas em pequenas porções.

Alguns casos tem indicação de internação hospitalar por necessidade de oxigenioterapia e, até internação em UTI para utilização de aparelhos mecânicos para ajudar na respiração.

Quando procurar atendimento hospitalar:

  • dificuldade de respirar leve ou moderada (alguns casos respondem ao uso de medicação broncodilatadora inalatória, como no caso de bronquite)
  • pele azulada, especialmente ao redor dos lábios ou nas pontas dos dedos
  • vômitos de difícil controle com medicação oral, e/ou baixa ingesta alimentar, com risco de desidratação
  • sonolência, gemência, desânimo

PREVENÇÃO:

Geralmente, esta infecção se cura após uma semana ou dez dias. Em crianças muito pequenas, pode persistir uma tosse irritativa até 30 dias de doença. Bronquiolite é um dos motivos mais comuns de hospitalização em menores de 6 meses. Higienizar bem as mãos com lavagem cuidadosa, com álcool gel ou sabonete, é a melhor forma de prevenir a propagação da infecção, além de evitar o contato com pessoas doentes, evitar ambientes fechados / aglomerações e manter uma oferta alimentar saudável. Para prematuros, cardiopatas e pneumopatas há um anticorpo monoclonal Palivizumabe, que é aplicado mensalmente durante 5 meses no período da sazonalidade, e que previne o desenvolvimento da doença. Se seu filho se enquadrar em um desses casos, converse com a pediatra e proteja-o.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *