E aí, mamãe? Animada para curtir o carnaval com crianças? O feriado mais animado e agitado do ano está chegando! O clima de carnaval já está tomando conta do coração dos brasileiros. Fantasias, bloquinhos de carnaval destinado aos pequenos, brincadeiras na praia, decorações coloridas e músicas animadas estão animando as crianças para curtir os dias de folia.
Curtir o Carnaval com crianças pode ser algo muito gostoso. Os pequenos adoram toda essa “bagunça”. Muita gente acha complicado sair no carnaval com crianças, mas não é bem assim que acontece. É possível aproveitar esse momento para passar mais tempo com as crianças, estreitar os laços de afetividade e criar boas memórias. Na correria do dia a dia, muitas vezes se está presente fisicamente com os pequenos, mas não integralmente ali com eles. Ouvir, conversar, brincar, passear, abraçar, beijar e fazer diversas atividades juntos são as maneiras de dar a atenção merecida à família.
Entretanto, os cuidados precisam ser redobrados nessa época do ano e os pais necessitam se planejar com mais atenção, especialmente se têm mais de um filho. Para que tudo ocorra bem e que a alegria e a diversão reine, é preciso um planejamento prévio. Sempre devemos ficar atentos com certos cuidados para que as crianças curtam numa boa e nós mães possamos ficar tranquilas também.
Independentemente se a ideia é passar o período em casa ou na rua, o que não pode faltar é diversão. Com algumas dicas, é possível curtir muito e com segurança. Leia o texto até o final e se prepare para tornar esse feriado inesquecível para seus filhos
Carnaval de rua com crianças
Para quem gosta de folia na rua, é possível curtir o carnaval com as crianças no fora de casa, desde que com muito cuidado. Veja as dicas abaixo:
- Evite aglomerações, blocos em que vão mais adultos do que crianças. Multidões e crianças não combinam. O aglomerado de gente se torna perigoso para a saúde e segurança da criança. O ideal é participar de bloquinhos de bairro, daqueles que têm um ambiente mais familiar e tranquilo. Nesse tipo de bloquinho, há mais pessoas interessadas no entretenimento das crianças e que querem curtir tranquilamente, sem abuso de álcool, por exemplo, o que evita confusões. Para quem gosta da folia de uma dose da festa tradicional, a dica é procurar . Mesmo em cidades não muito tradicionais na festividade, os próprios shoppings organizam pequenos desfiles e bloquinhos. Evite ir em blocos muito agitados, com jovens, bebidas e música muito alta. Opte por ambientes familiares, de preferência organizados por pessoas que você conhece (como amigos, vizinhos, professores).
- Muitos clubes organizam matinês e festas com músicas infantis. As atividades são totalmente voltadas para o público infantil, o que nos deixa mais despreocupados. Geralmente, existem recreadores que comandam as brincadeiras e não deixam a diversão acabar. Por acontecerem no período da tarde, até mesmo as crianças menores podem aproveitar. Mas respeite a rotina da criança, mesmo no Carnaval. Os horários de alimentação, soneca, hora de acordar/dormir, descanso devem ser mantidos.
- Prepare as crianças para a folia! Primeiramente, elas precisam estar descansadas. Se o bloquinho for de dia, garanta que elas tenham um bom sono na noite anterior. Se for mais à tardezinha ou à noite, certifique-se que elas tirem um cochilo antes de irem. Preconize também o conforto das fantasias. Muitos trajes são lindos, mas pouco cômodos. Tecidos abafados e adornos que pinicam ou espetam, como paetês e miçangas, devem ser evitados. Prefira roupas mais fresquinhas, sem nada para perturbar o pequeno. E use calçados confortáveis e principalmente fechados se for bloquinho de rua.
- Atenção dobrada durante as aglomerações. Fique atento para que as crianças não se afastem de você. Elas podem sair do trecho indicado de segurança, há risco de atropelamento, até mesmo risco de sequestro.Como é muito comum as crianças se perderem dos pais, não saia de casa sem algum tipo de identificação como pulseiras com telefone e nome dos pais para contato. Outra dica interessante é instruir a criança, ensiná-la quais ações tomar e a quem pedir ajuda caso se perca dos pais ou responsáveis.
Viagem no período do Carnaval
Se você escolheu essa data para viajar com a família, apesar de ser uma data muito agiada, com muitas fesata em vários cantos do Brasil, é preciso avaliar para onde vai para não perder a festa, ou voltar mais estressado do que foi. Veja como transformar esse feriado em um passeio em família com boas lembranças:
- As praias mais badaladas e cidades com grandes eventos podem não ser uma boa opção para curtir o Carnaval com as crianças. Geralmente são festas voltadas para o público jovem que gosta de badalação. Se quiser garantir o ambiente familiar, escolha cidades e regiões que já tenham esse perfil. Busque pequenas cidades turísticas do interior, como aquelas que possuem hotéis familiares, sítios e chácaras. Elas costumam oferecer uma festança mais familiar, que agrada desde os baixinhos até a terceira idade.
- Escolha hotéis e pousadas que tenham uma estrutura de lazer e recreação, com parquinhos, escorrega, balanço, piscina para curtir o Carnaval. Pode ser que você passe algum tempo dentro do hotel, por conta de mau tempo ou outro motivo. Para quem quer a folia e também um tempo em família, mas prefere algo mais reservado e seguro, hotéis-fazenda e resorts são excelentes opções. Algumas hospedagens oferecem até mesmo bailes de carnaval, o que é bem legal para toda a família. Dessa maneira, o tédio passará longe!
- Planeje uma viagem mais segura no Carnaval. Não se esqueça de levar os documentos, cartão do plano de saúde ou do SUS, a farmacinha com remédios para urgência. Pesquise e anote o número do pronto-socorro da cidade. Faça a checklist da mala para não esquecer nenhum item importante, como medicações, brinquedos, jogos etc. Além de montar um roteirinho, verificar as condições do veículo ou conferir passagens, checar o movimento e sair com tranquilidade, comprar ingressos com antecedência, ou seja, faça aquela listinha de providências na semana anterior pra não esquecer nada! Todo cuidado é pouco nessas horas.
Comemore o Carnaval em casa e curta cada segundo
Passar o feriado em casa não é sinônimo de não fazer nada. Pelo contrário, dá para se divertir muito e aproveitar a companhia dos pequenos sem colocar o pé para fora do lar. Basta usar a criatividade para curtir o Carnaval com as crianças em casa:
- Prepare um piquenique temático, como sentar no jardim, no quintal ou, até mesmo, na própria sala para comer várias comidas gostosas, conversar e contar histórias. A diversão já começa na hora de preparar os lanches, fazer um bolo ou montar os sanduíches. Chame as crianças para te ajudar na cozinha – eles curtem colocar a mão na massa. Monte a cesta de piquenique bem farta, estenda a toalha no chão, sentem-se em volta e aproveitem o momento.
- Outra opção para curtir o Carnaval em casa com as crianças é realizar uma sessão cinema em casa, com pipoca, naquele dia mais cansativo. Deitar com as crianças no sofá ou em um colchão na sala, fazer carinho, comer pipoca e curtir um filme é tudo de bom.
- Que tal deixar o seu lar alegre como um Carnaval? Com muita cor, brilho e animação? Convide os pequenos para fazer uma decoração carnavalesca bem bonita. Glitter, cartolina, cola colorida, canetinha, papel laminado de várias cores, estrelinhas, paetês, confetes, serpentinas e outros tantos materiais podem resultar em uma ornamentação incrível para curtir o Carnaval.
- Se a casa já está toda enfeitada, crie também um ateliê de fantasia. Com tutoriais da internet, alguns materiais e muita criatividade vocês preparam fantasias sensacionais. Vocês podem fazer máscaras e capas, usar a cola colorida e glitter para enfeitar. Além de economizar uma grana, é uma ótima oportunidade de passar mais tempo juntos e de trabalhar a imaginação da criança.
- Se por algum motivo não tem como ir aos bailinhos ou às matinês, por que não fazer uma festa em casa para curtir o Carnaval? Além de simples, renderá boas histórias, lembranças e fotos engraçadas! Basta planejar uma decoração simples (vale o que tiver em casa e umas serpentinas), trazer a fantasia, convidar alguns primos, amigos ou vizinhos. Escolha uma playlist carnavalesca. Vale colocar samba-enredo de escolas de samba, axé e marchinhas. Acrescente à festa brincadeiras, como adivinhar a marchinha, concurso da fantasia mais engraçada, ou alguma que os próprios minifoliões inventem! Festança deve ter comida, não é mesmo? Então prepare aperitivos bem gostosos, nutritivos e levinhos como torradinhas com patê, frutas variadas ou saladas de frutas, bolo simples ou recheado, sanduíches de presunto, queijo, frango desfiado ou ricota temperada, sucos naturais.
Como aproveitar o Carnaval com segurança
O carnaval é uma festa de muita alegria, no entanto, algumas situações podem acontecer e estragar a folia. Sendo assim, considere algumas dicas de segurança da criança e de bem-estar para garantir a festança.
Não é incomum os pequenos ficarem perdidos em multidões, pois qualquer distração pode levar ao afastamento deles. Por isso, é imprescindível colocar pulseira de identificação. Esse acessório deve conter o nome da criança, o nome do responsável e o telefone de contato. Caso a criança não tenha uma boa comunicação verbal, fica mais fácil de alguém entrar em contato, caso ela se perca e seja encontrada por outra pessoa. Mas fique por perto sempre! E mantenha os olhos atentos nas crianças enquanto vocês curtem o Carnaval.
A folia é sempre cheia de muita cores vibrantes e brilhos, o que agrada as crianças. Elas adoram usar tintas faciais, glitters, sprays para colorir o cabelo, serpentina em spray e espumas. Mas todo cuidado é pouco para evitar acidentes que podem acabar com a festa. Garanta que o produto seja certificado pelo INMETRO e indicado para a faixa etária da criança.
Vale a pena prestar atenção nas makes dos pequenos também: não é indicado usar qualquer tipo de tinta nos menores de 2 anos. Após essa idade, garanta que a tinta seja hipoalergênica e tenha cuidado com a região dos olhos. Evite pintar os rosto das crianças pois pode incomoda. Mas se for utilizar, prefira tintas específicas para a parte do corpo e voltadas para o público infantil.
Cuidado com confetes, buzinas e serpentinas. Os bebês, sempre tão curiosos, costumam colocar coisas pequenas na boca e é aí que mora o perigo: os confetes podem fazê-los se engasgar. Ainda, se forem de alumínio, podem até mesmo cortar a pele. Se a criança já tiver um pouco mais de idade, opte pelo confete de papel. Deve-se ter atenção à serpentina também: instrua as crianças para que elas não a enrolem no pescoço e nem nos dos colegas.
E a buzina parece inofensiva mas pode trazer danos irreparáveis à audição dos pequenos, causando até mesmo surdez: jamais permita que uma criança aperta a buzina próxima da orelha, e nem no ouvido dos amiguinhos. No geral, é melhor vetar o uso de buzinas. O último item a se ter cuidado são os sprays de espuma. Por serem inflamáveis, é necessário orientar a criança e se possível sempre estar ao lado durante a brincadeira.
Ao curtir o Carnaval com as crianças, mantenha a segurança na água. Se o passeio incluir praia, cachoeira ou piscina, não se esqueça de colocar boia ou salva-vidas na criança, verificando sempre se não há furos no equipamento. E nunca o deixe a sem supervisão de um adulto, por mais que já saiba nadar ou, até mesmo, faça aulas de natação.
Quando falamos em sair com crianças, é importante evitar esse bebida alcóolica. Isso porque, por mais que você beba pouco, a atenção já não é a mesma, facilitando descuidos que podem resultar em problemas maiores. Sendo assim, deixe para tomar a sua bebida em outra ocasião.
Cuidado com o sol, crianças podem passar mal com mais facilidade que os adultos, por isso, evite tomar sol nos períodos mais fortes entre 10h e 16h. Use protetor solar sempre e reaplique quantas vezes for necessário. Utilize bonés e dê preferência para roupas com proteção UV. Mantenha os bebês e as crianças hidratadas, ofereça água o tempo todo.
Cuidado com o barulho. O som nas festas de carnaval são geralmente mais altos, e os bebês e as crianças pequenas não estão acostumadas com este tipo de ruído, por isso, utilize protetores auriculares próprios para eles. O contato com um som muito alto pode prejudicar a audição dos pequenos.
Mantenha uma alimentação saudável e leve
Não se esqueça da hidratação dos pequenos enquanto crte o Carnaval. Nesse período do ano sempre faz muito calor. E as crianças não param de pular e de suar, fazendo com que desidratem facilmente. Congele a água na garrafa e, conforme estão se divertindo, com o calor, o gelo derrete e ela se mantém geladinha. Leve copos reutilizáveis para não tomarem todos no “gargalo”.
Água de coco e suco de caixinha (sem açúcar) também podem ser opções. Chás gelados – principalmente de hibisco – ajudam a abaixar a temperatura corporal e a evitar a desidratação.
Blocos de carnaval com sombras e espaços para descansar são os mais indicados para a família curtir. A fantasia também deve ser levada em conta ao curtir o Carnaval: opte por aquelas de tecidos leves e confortáveis, que permitam que o corpo respire. Vale a pena manter sempre à mão lenços umedecidos e álcool em gel, já que nos blocos é comum o uso de banheiros químicos.
Se for curtir o Carnaval na rua, lembre-se que pode ser difícil encontrar algo para seu filho comer enquanto curtem os bloquinhos. O planejamento é importante, para realizar compras de produtos específicos se for necessário, e no dia não ser aquela correria.
Como normalmente a folia dura algumas horas, é legal levar comidas e bedidas que atendam o tempo em que vocês ficarão na curtição. Uma sugestão é levar o lanche em uma mochila. Por mais que ela não seja térmica, é mais prática na hora de colocar nas costas e carregar com todo o bloco. E para conservar as comidas, utilize potes térmicos.
Pular, correr, dançar e acompanhar o bloquinho abre o apetite, então, na hora de decidir o que vai levar, pense em algo que sustente. Frutas já picadas, frutas secas (tâmara, uva passa, damasco, banana passa), biscoitos integrais ou de polvilho, cupcake de vegetais, legumes (cenoura baby, mini tomate, palito de pepino), bolo de frutas / cacau, panquequinha de maçã sem açúcar, barra de cereal e mix de oleaginosas (castanha do Pará, de caju, nozes, amêndoas) são opções saudáveis e leves para a criançada repor as energias, são fáceis de transportar e não precisam de refrigeração.
Se seu filho não fica sem o leite, leve em “pó”, assim é só misturar na água e estará pronto para tomar. Não leve o refrigerado, pois é arriscado estragar se houver oscilação térmica.
Evite alimentos que estragam fora da geladeira, fritos e com muito açúcar, pois podem causar mal-estar. Cuidado com os sanduíches. Como os recheios são perecíveis, transporte em sacola térmica adequada para garantir a temperatura adequada de conservação.
Cuidado com comidas de rua. Sabemos que frituras e lanches são os preferidos das crianças, mas é necessário ter um equilíbrio. É importante avaliar a procedência do lugar: evite comprar salgados de vendedores ambulantes, já que o excesso de calor e multidão são o ambiente propício para fungos e bactérias.
Mantenha os horários das refeições enquanto curet o Carnaval: nada de deixar a criança sem comer por muitas horas – por causa do calor, elas podem sentir tontura e fraqueza.
Em resumo, o Carnaval com crianças pode ser uma experiência extraordinária, repleta de alegria, aprendizado e momentos inesquecíveis. Ao escolhermos cuidadosamente as atividades, fantasias e locais de celebração, conseguimos criar um ambiente seguro e divertido para os pequenos foliões. Através da promoção da criatividade, da inclusão e do respeito, transformamos o Carnaval em uma festa familiar, onde a diversão é compartilhada entre pais e filhos. Que este artigo sirva como inspiração para todos os pais que desejam proporcionar uma celebração carnavalesca cheia de sorrisos e lembranças positivas. Boas festas e que a magia do Carnaval perdure em nossos corações!
QUEM É O MÉDICO PEDIATRA?
O pediatra é um médico especialista no cuidado de crianças desde o pré-natal até a idade de 21 anos. O pediatra deve ser procurado já durante a gravidez, no segundo trimestre da gestação, com o objetivo de melhor acompanhamento do desenvolvimento do bebê e criação de vínculo com a família.
Na consulta com pediatra a família é orientada sobre amamentação e cuidados do recém-nascido, crescimento e desenvolvimento neuromotor, ganho de peso, vacinação, sono infantil, alimentação infantil, agindo na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças nessa faixa etária.
O objetivo do pediatra é garantir que as crianças desenvolvam todo o seu potencial e se tornem adultos independentes e capazes de decidir sobre seu futuro. Para isso, duranta a consulta com pediatra, o médico desenvolve junto aos pais estratégias e ações de prevenção e promoção de saúde, tendo em vista o bem-estar e qualidade de vida do paciente.
Dra Bruna de Paula atende em consultório próprio em Mata da Praia, Vitória – Espírito Santo. Acompanha crianças desde o nascimento até a adolescência e orienta famílias sobre os cuidados necessários para tornar as crianças adultos saudáveis e de sucesso pessoal e profissional.