COMO CUIDAR DA UNHA DO BEBÊ

como cortar unha do bebe

Não é nada fácil cortar as unhas de um bebê. A delicadeza dos dedinhos e os movimentos incoordenados e rápidos das mãos tornam o ato uma missão quase impossível. Mas a unha do bebê cresce de forma muito rápida, sendo necessário cortá-la pelos menos a cada 2-5 dias. E a higiene é muito importante para evitar que o bebê se arranhe, e para evitar infecção (é muito comum acumular sujeiras na parte de baixo das unhas, que podem ser absorvidas pelo corpo quando o dedo é levado à boca).

O momento ideal para aparar as unhas dos pequenos é quando eles estão dormindo, pois o risco do bebê se mexer, e você machucá-lo sem querer, é menor. Mas se ele tiver um sono mais leve, cortar a unha pode acordá-lo e adeus soneca… Então, para cortar a unha do bebê acordado, é preciso distraí-lo. Pode sentá-lo em frente à televisão ou ao seu brinquedo favorito, ou diante de uma janela observando o movimento da rua. Outra opção é oferecer algo para comer ou durante amamentação (se ele agitar, evite a comida pois pode engasgar). Também pode tentar cortar as unhas após um banho relaxante. Ele estará menos nervoso e as unhas mais moles.  

Enquanto corta a unha do bebê, pode preferir usar a lixa, principalmente se ele for menor de 6 meses e as unhas não estiverem muito compridas. E sempre deixe uma lixa somente para o bebê. Para o bebê maior de 6 meses, pode usar cortador ou tesoura de ponta redonda. Com a mão que não segura o alicate pressione até atrás a polpa de cada dedo à medida que você corta a unha. 

O problema é quando as unhas encravam, gerando um processo inflamatório local ou até infeccioso. Observa-se no canto da unha acometido: vermelhidão, inchaço, dor, aumento da temperatura local, às vezes pus. Infelizmente, unha encravada é muito comum, podendo ocorrer tanto nas mãos quanto nos pés.

Causas para unha encravar:

  • os dedos do bebê são mais gordinhos e fechados, sem muito espaço para a unha
  • uso de macacões, sapatos e meias apertados, fazendo a unha crescer encravando

Se a unha encravar, é indicado massagear suavemente os cantos das unhas, preferencialmente após o banho, quando a pele fica mais molinha. Com a massagem a tendência é a pele sobre a unha se soltar aos poucos. Se houver somente inflamação (sem infecção), faça compressas com algodão embebido em água morna ou chá de camomila, de duas a três vezes ao dia, por cinco a 10 minutos, até que os sintomas amenizem. Mas se houver infecção, procurar atendimento médico para a escolha do melhor tratamento. Em alguns casos, se houver acúmulo de pus (abscesso), pode ser preciso drenagem da secreção por um dermatologista ou podólogo. A cirurgia, chamada de cantoplastia, é sempre a última opção.

Como evitar que a unha encrave:

  • aparar a unha do jeito certo: cortar no formato reto, sem retirar os cantos ou arredondar
  • não usar nenhum tipo de espátula para tirar a pele ou lâminas que possam ficar entre a unha e os cantos, ou sob as suas laterais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *