O desfralde é um momento que angustia tanto os pais quanto as próprias crianças! É o momento de grande desenvolvimento da criança, ela passa a ter controle dos músculos responsáveis por segurar o xixi e o coco. Esse processo costuma se iniciar entre 2 anos e 2 anos e meio, mas para inicia-lo é necessário observar se a criança está pronta fisiológica e psicologicamente para esta etapa do seu desenvolvimento.
É possível tirar as fraldas do seu pequeno de uma forma mais tranquila, observas sinais abaixo:
- as fraldas ficam um bom tempo limpas, além de fazer xixi de uma vez, e não de pouquinho em pouquinho
- a criança demonstra incômodo com a fralda suja
- vendo os pais, irmãos ou coleguinhas usando o vaso sanitário, a criança tende a imitá-los, o que o incentiva a fazer o mesmo.
- a criança consegue ficar sentada por uns 5 minutos. Um jeito de mantê-lo quieto, é lendo livros, brincando de rabiscar ou desenhando para passar o tempo
- ter a idade esperada para o desfralde, de acordo com a evolução neurológica – 24 a 30 meses de idade
- a criança já sabe nomear as partes do próprio corpo, assim como seu próprio xixi e cocô
E o desfralde noturno? Como fazer?
Ele pode demorar ainda mais que o diurno e exige muita paciência dos pais. Mas, todo esse processo só deve ser feito quando a criança apresentar controle diurno total (ou quase total). Isso porque o desfralde noturno exige uma maturidade maior para o controle dos esfíncteres.
Os sinais de que seu pequeno está pronto para deixar as fraldas durante o sono:
- acordar, na maioria dos dias, com a fralda seca.
- pedir para ir ao banheiro durante o dia, tendo poucos ou nenhum escape (xixi ou cocô no chão, ou na roupa).
- já ter aprendido a nomear cocô e xixi.
- demonstrar incômodo em usar a fralda, mesmo que seja só para dormir.
Para que o processo de retirada da fralda noturna dê certo, é preciso que os pais tenham muita paciência e compreensão de que é uma fase de aprendizado.
Converse muito com seu pequeno. Explique a ele que agora dormirá de calcinha ou cuequinha, e que, caso ele acorde, poderá chamá-lo a qualquer hora para ir ao banheiro. Mostre como ele(a) está crescendo e ganhando independência com isso, e também o quanto você está orgulhoso(a) por este momento ter chegado!
Evite dar líquidos à criança antes de dormir, cerca de 2 horas antes. E antes de dormir, leve-a ao banheiro para fazer xixi e/ou cocô, e diga que isso é importante para que durma e acorde sequinho. Mas pode ser preciso acordar a criança de madrugada, pelo menos uma vez, para que ela vá ao banheiro.
Tenha sempre roupas pessoais e roupas de cama extras, em caso de acidentes. Quando houver escapes noturnos e a cama estiver molhada, não critique ou brigue. Diga que não há problema nenhum nisso e que é normal! Na próxima noite, tentarão novamente. A cada manhã sequinha, muitos abraços e beijinhos! Comemore e elogie muito a conquista!
Apesar de tudo, é preciso ter paciência!
Independente de quando os sinais de prontidão iniciarem: não tenha pressa! Lembre-se, esta é uma nova fase e pode ocorrer rapidamente ou ser um longo período de educação para a criança. É importante que ela sinta seu apoio e que você respeita o momento dela.
Mas lembre-se que nem sempre o treinamento dá certo. E está tudo bem. Nada de brigar ou castiga-lo por ter feito xixi ou cocô na roupa Caso as escapadas sejam muitas, mais do que as noites secas, ou se o processo estiver sendo muito desgastante para você e/ou para seu pequeno, vale a pena repensar se é mesmo o momento de fazer o desfralde diurno ou noturno. Nesses casos, pare, avalie e repense. Caso volte a colocar a fralda, o faça sem alarde, conversando com seu pequeno, dizendo que isso não é algo ruim e que logo tentarão novamente. E espere pelo menos uns 60 – 90 dias para reiniciar.
A criança tem seu tempo e não é porque o priminho já faz xixi no lugar certo que seu filho, na mesma idade, também deve fazer. Lembre-se que é um processo que exige calma e paciência. Ignore os palpiteiros, busque informação de qualidade para também se sentir segura durante o processo. E sempre respeite o tempo e o ritmo do seu filho.