GREVE DE PEITO: DICAS DE COMO VOLTAR O BEBÊ AO PEITO

É muito comum eu ver nos grupos de apoio à amamentação relatos desesperados de mães cujos bebês mamavam tranquilamente e, de uma hora para outra, o bebê começa a fazer greve de peito. O bebê e a mãe querem a mamada, e mesmo precisando e desejando, o bebê chora ao ser posicionado para mamar, sendo difícil de acalmar. Em algumas circunstancias, é necessária outra pessoa para acalmar a criança, já que no colo da mãe e na posição de mamada chora ainda mais. 

Até descobrir a causa da greve de peito, e resolvê-la, é preciso alimentar a criança. Como o bebê está rejeitando o peito, é melhor evitar o uso de mamadeiras e chupetas. O bebê pode ser alimentado por copinho – prefira um copo de bordas largas, lisas como um copo de “pinga” de vidro simples ou um copo de shot de tequila por exemplo. Você também pode utilizar da técnica do “finger feeding”, com o uso de uma sonda de relactação e o seu dedo como meio de sucção do bebê.

E para saber se o bebe está tomando leite suficiente é so vigiar o xixi: uma média de 6 a 8 fraldas com diurese clara significa que o bebê está recebendo leite adequadamente. Outro parâmetro objetivo é o ganho de peso do bebê – ganho de peso adequado traz tranquilidade para você ter tempo para resolver o problema.

Enquanto a mãe não retoma a amamentação, existe o risco de ingurgitamento mamário, mastite. Evite esses problemas fazendo ordenha frequente da mama – para esvaziar e para manter produção. Realize a ordenha nos momentos em que seu bebê mamaria no peito.

Após garantir a alimentação do bebê, e sua produção adequada de leite materno, precisa avaliar as possibilidades de colocar o bebê de volta no peito. Para isso é preciso paciência e persistência. Todas as vezes que for oferecido o peito, precisa ser um momento tranquilo, em que mãe e bebê estão relaxados. A amamentação deve estar associada a um momento agradável e não algo tenso e traumático. Veja abaixo algumas sugestões para te ajudar nesse momento:

  • Amamente o seu bebê quando ele estiver dormindo ou sonolento, pois é um momento que está mais relaxado
  • Varie as posições da amamentação: deitado, posição invertida, deitada com o bebê por cima de você – ache uma posição agradável para os dois
  • Amamente em movimento: num balanço, numa bola de pilates, andando com o bebê
  • Amamente num ambiente livre de distrações para o bebê se concentrar em mamar no peito
  • Foque no seu bebê quando colocá-lo para mamar – converse com ele, coloque uma música relaxante, faça uma massagem antes, coloque o bebê em contato com sua pele, somente de fralda    
  • Use o sling para aumentar a proximidade entre vocês
  • Tome um banho de chuveiro relaxante com seu bebê   
  • Faça cama compartilhada segura ou coloque o bebê num berço anexo à cama  
  • Ordenhe a mama um pouco antes de oferece-la ao bebê para aumentar o fluxo de leite na hora da mamada
  • Observe os horários de fome do seu bebê e ofereça o peito antes dele ficar estressado, irritado
  • Se ele solicitar o peito de madrugada, ofereça. Pode ser que ele vá mamar melhor nesse horário – mais relaxado, sem distrações. Depois que a amamentação estiver novamente estabelecida, retome a rotina de sono    

Com as dicas acima, é possível retomar a amamentação. Você precisará de muita paciência e calma. Em muitos casos, os quadros de greve não são identificados e o leite artificial é introduzido, causando um desmame precoce e desnecessário. Cuidado! Viva um dia de cada vez, uma mamada de cada vez. De pouquinho em pouquinho chegamos lá.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *