Quando um bebê chega ao mundo, muitas adaptações são feitas, inclusive na rotina familiar. Uma das áreas mais afetadas após o nascimento do novo membro é o sono de todos que estão à sua volta. A hora de dormir dos pequenos é um dos assuntos mais difíceis da maternidade para muitas pessoas e pode ser desafiadora para algumas famílias. Saber sobre a janela de sono do bebê se torna ainda mais desafiador.
Tendo em vista a importância do desenvolvimento nos primeiros meses de vida, fica fácil entender o porquê de os bebês não conseguirem ficar acordados durante muito tempo. Afinal, eles estão evoluindo a cada instante – e dormir é um fator essencial para que tudo funcione.
As transições da vigília para o sono e vice-versa são processos bem adaptados no feto, no recém-nascido e no lactente. É como se houvesse um interruptor “liga/desliga”, que rapidamente muda os diferentes estados de consciência. Existem locais promotores do sono e áreas promotoras da vigília que se alternam de forma síncrona múltiplas vezes durante o dia. Enquanto o adulto apresenta somente 1 ciclo de vigília-sono nas 24 horas, o bebê tem um sono polifásico, ou seja, dorme de 8 a 10 vezes nas 24 horas do dia. Ao contrário dos adultos, o ciclo de sono dos bebês costuma ser mais curto. Ou seja, eles levam menos tempo para sair do sono leve, entrar em sono profundo e voltar para o sono leve. Todo esse processo tem uma duração aproximada de 50 a 60 min, para os bebês, e 90 a 120 minutos, para os adultos.
Quanto menor for a idade, menos tempo de janela de sono (o intervalo de tempo que ele consegue se manter acordado entre duas sonecas). Ao longo da infância, esse intervalo se modifica conforme os bebês e as crianças vão adquirindo habilidades, crescendo e passando a ter necessidades diferenciadas. Normalmente, o intervalo entre as sonecas aumenta. Na vida adulta, por exemplo, os seres humanos realizam apenas o sono noturno
Confira, a seguir, a média de janela de sono dos bebês, conforme a idade deles:
· 0 a 3 meses: 40 – 60 min
· 4 a 8 meses: 1h30min – 2h30min
· 12 meses: de 3 a 4 horas
· 18 meses: de 4 a 6 horas
· 24 meses: de 5 a 7 horas
As tabelas são a parte menos importante, servindo apenas como um guia. Não há necessidade de ficar marcando o tempo no relógio. O importante mesmo é reconhecer e respeitar o que seu bebê tenta demonstrar. Ou seja, quando ele apresentar choro, irritação, bocejos, é sinal de que a janela de sono foi ultrapassada. E alguns fatores tendem a alterar a janela de sono do bebê como a melhora na eficiência da mamada, o desenvolvimento do ritmo circadiano e o amadurecimento do organismo. A partir do desenvolvimento desses fatores, os bebês passam a precisar dormir cada vez menos, aumentando a janela de sono.
COMO RESPEITAR A JANELA DE SONO DO BEBÊ
Antes de o bebê começar a ficar irritado ou chorar de sono, sempre haverá pequenas sinalizações de que ele quer dormir. Cada criança terá a sua maneira de demonstrar para os pais que está com sono: muitos coçam o olhinho (ou a orelha); alguns bocejam e lacrimejam; enquanto outros ficam mais chorosos e irritados. Assim que aparecerem os primeiros indícios, tente prepará-lo para a soneca. Não insista em deixá-lo acordado.
Evite extrapolar o ponto em que a janela do sono passou. Ao perceber a criança irritada, não tente distraí-la. Esse tipo de atitude pode deixar o bebê mais birrento nas próximas vezes que sentir vontade de dormir. Pense se não está na hora dele descansar. Leve a criança para um ambiente tranquilo e inicie o ritual de sono.
Por outro lado, não coloque o bebê para dormir só porque já se passou determinado tempo. O que vale é o comportamento dele. Se ainda estiver animado, não é preciso forçá-lo a dormir só porque passou uma certa quantia de tempo ativo. Forçar o sono pode estressá-lo.
Não tente deixar o bebê acordado o máximo possível durante o dia. Isso o deixará exausto, irritado, e vai atrapalhar o sono noturno.
Para o bebê dormir melhor e mais rápido, tenha uma rotina de sono. Leve-o a um ambiente tranquilo, calmo, com iluminação mais escura, móveis e acessórios aconchegantes. Aconchegue-o no colo, cante para ele ou coloque uma música suave. Isso pode auxiliar no sono. E lembre-se que para a rotina ser estabelecida, leva-se um tempo de consistência no processo.
O que fazer para o bebê dormir melhor:
- Cuide da temperatura do ambiente – sempre confira se não está muito calor ou frio e se o pequeno está vestido da forma adequada
- Exposição à luz pela manhã; Redução da exposição à luz artificial ao anoitecer, em especial as telas
- Regularização de horários de alimentação, lazer, sono noturno e sonecas nos 7 dias da semana
- Mantenha o local escuro, principalmente a noite. Os pequenos tendem a seguir o ciclo circadiano, por isso diminuir as luzes é favorável para que durmam
- Estabelecer uma rotina de sono mostra para o seu bebê que chegou o momento de dormir. Você pode escolher as atividades que irão compor essa rotina, como dar sempre um banho no bebê antes de colocar para dormir, ou ler um livro para ele, entre outras ações
- Prefira atividades mais calmas próximo da hora de dormir. Evite aquelas brincadeiras que agitam a criança. Músicas e eletrônicos também devem ser deixados de lado próximo da hora de dormir
- Garanta uma boa mamada antes de dormir, para ele conseguir ficar maiores períodos sem comer a noite
- Desenvolvimento do ritmo circadiano a partir dos 3 meses, quando há maior liberação da melatonina
- Incentive e ensine o bebê a adormecer sozinho no berço a partir de 6 meses de idade
Sabe-se que a quantidade de sono diminui com o progredir da idade, mas não existe valores de normalidade de sono e vigília bem determinados no primeiro ano de vida. Diversos fatores podem contribuir negativamente no amadurecimento normal do sono em lactentes, como problemas de saúde, mudanças da rotina das famílias, horários irregulares e exposição excessiva luz após anoitecer.
O mais importante sobre a janela de sono é entender como os pequenos se comportam e identificar os sinais de cansaço, para então conseguir respeitar o tempo da criança. A partir daí, é possível realizar ações que protejam a hora de dormir dos pequenos e façam com que eles descansem por mais horas seguidas. Quando a janela do sono de cada bebê é respeitada, ele dormirá por muito mais tempo, a ponto de surpreender positivamente a mãe.