O que são vacinas?
Um dos grandes avanços da ciência é o desenvolvimento de vacinas. A vacinação pode prevenir certas infecções graves ou mortais. Elas são uma maneira de ensinar seu corpo como combater os germes que causam infecções ao estimular a produção de anticorpos que combatem agentes infecciosos – como vírus e bactérias – e evitam o adoecimento.
Além disso, a imunização é uma estratégia imprescindível para a saúde pública, uma vez que, ao prevenir a disseminação de doenças, também evita epidemias. Por isso, é uma ação que fortalece a resposta imune individual e coletiva.
Graças às vacinas, muito menos pessoas adoecem gravemente ou morrem de infecções do que no passado. Vacinas geralmente vêm em injeções, mas algumas vêm em sprays de nariz ou medicamentos que você engole.
Como funcionam as vacinas?
Infecções são causadas por germes, como bactérias ou vírus. Quando um germe entra em seu corpo, ele se multiplica (faz cópias de si mesmo) e ataca suas células. Isso é o que te deixa doente. Seu “sistema imunológico”, ou sistema de combate a infecções, reconhece que o germe não deveria estar lá. Em resposta, começa a fazer proteínas chamadas “anticorpos” para combater o germe.
As vacinas funcionam estimulando seu corpo a criar anticorpos – parecido como a reação do corpo a infecção. Isso prepara seu sistema imunológico para combater os germes se você entrar em contato com eles no futuro.
Algumas vacinas vêm em apenas 1 dose. Outros requerem 2 ou mais doses para protegê-lo totalmente da infecção. Depois de tomar uma vacina, geralmente leva algumas semanas até que você esteja totalmente protegido. Isso porque leva tempo para o seu sistema imunológico fazer os anticorpos.
Porque eu deveria me vacinar?
Ser vacinado pode ajudar a evitar certas infecções. Se você pegar uma infecção contra a qual você já foi vacinado, provavelmente você não ficará gravemente doente.
Além disso, ser vacinado pode proteger outras pessoas ao seu redor. Para doenças que podem se espalhar de pessoa para pessoa, o objetivo das vacinas é chegar à “imunidade de rebanho” – que é quando pessoas suficientes são imunes a uma doença que não pode mais se espalhar facilmente. Para chegar à imunidade do rebanho, muitas pessoas precisam se vacinar. Isso ajuda a proteger as pessoas que não podem ser vacinadas por algum motivo.
As vacinas são seguras?
Antes que uma vacina seja aprovada para uso, ela tem que passar por um processo específico para testá-la por segurança. Isso envolve a realização de “testes clínicos” com muitas pessoas que se voluntariam para experimentar a vacina. Durante esses ensaios, os pesquisadores estudam o quão bem a vacina funciona e quantas pessoas tiveram efeitos colaterais. Os resultados são revisados por médicos e outros especialistas que não trabalham para as empresas farmacêuticas que fizeram a vacina. Esses especialistas devem concordar que a vacina é segura e eficaz o suficiente para ser dada ao público.
Vacinas causam efeitos colaterais?
Muitas vezes as vacinas causam efeitos colaterais. Quando os efeitos colaterais acontecem, eles podem incluir:
● vermelhidão, inchaço leve ou dor no local da injeção
● febre (muitas vezes leve)
● erupção cutânea (muitas vezes leve)
● dor de cabeça ou dores no corpo
Esses efeitos colaterais não significam que você está doente, apenas que seu sistema imunológico está respondendo à vacina.
Vacinas também podem causar efeitos colaterais mais graves, como reações alérgicas graves. Mas esses efeitos colaterais são incomuns.
E se eu quiser engravidar?
Se você quer engravidar, pergunte ao seu médico se você precisa de alguma vacina. Algumas vacinas devem ser dadas antes da gravidez. Outros são importantes durante a gravidez. Tomar as vacinas certas antes e durante a gravidez pode proteger você e seu bebê de infecções graves.